Leituras

A respiração no Pilates

21 de março de 2016


Texto do Canal Pilates

Se você é aluno de Pilates, já deve ter escutado inúmeras vezes o professor orientando sobre sua respiração durante os exercícios. Se você é professor de Pilates, já fez vários cursos e workshops em que a importância da respiração é sempre ressaltada. E claro, você fica sempre atento a respiração dos seus alunos durante as séries de exercícios. E por que essa constante preocupação com a respiração no Pilates?

A respiração Joseph Pilates

Apesar de Joseph Pilates não ter especificado claramente os seis princípios do Pilates, muitos estudiosos modernos ao seu tempo consideram que o Pilates tem seis princípios básicos. A respiração é um deles. Para não restar dúvidas a respeito da importância da respiração, as duas frases a seguir são atribuídas a Joseph Pilates:

“Mesmo que você não siga nenhuma das outras instruções, aprenda a respirar corretamente.”

“Esprema o pulmão como se você estivesse secando uma toalha usada."

Respiração, saúde e diafragma



Estudos recentes mostram que a respiração inadequada é uma das grandes causas de estresse e problemas de saúde. Nosso corpo precisa de oxigênio como fonte primária para vários sistemas; respiração ruim, pouco oxigênio no corpo, saúde ruim! Na verdade, o próprio estresse causa uma respiração mais curta e pobre. Muitos exercícios de meditação e yoga são baseados na respiração. O diafragma é um músculo localizado entre o abdômen e os pulmões. Com a ajuda de outros músculos, o diafragma é o grande responsável pela nossa respiração. Uma boa notícia é que como vários músculos, o diafragma pode ser trabalhado e fortalecido!

Respirando durante os exercícios de Pilates


No Pilates, a inspiração e a expiração da respiração são utilizadas para coordenar movimentos em vários exercícios. Alguns praticantes iniciantes podem notar que a sua inspiração é muito curta. Outros sentem dificuldade para respirar corretamente durante a execução dos exercícios. Provavelmente você está sentado em uma cadeira agora, certo? (Ok, se você estiver em um sofá, em pé ou mesmo deitado, tudo bem!)

Você vai fazer dois movimentos:
  1. Inspire fazendo com que o seu abdômen trabalhe. Deixe o ar entrar e preencher todo seu abdômen. Repita isso umas três vezes.
  2. Agora, realize a inspiração, porém com o trabalho da sua caixa torácica. Repita também três vezes para diferenciar essa respiração da maneira anterior.
Em vários esportes e exercícios físicos, a expiração é quase sempre realizada no momento do exercício de maior força e a inspiração com relaxamento. Em alguns exercícios de Pilates, essa lógica pode ser invertida, de acordo com o foco do movimento. E já que os músculos abdominais são bastante exigidos no Pilates, pode ser um pouco complicado de realizar uma respiração profunda quando seu abdômen está contraído. Tente contrair o abdômen e respirar da maneira 1, citada acima, enquanto mantém a contração. Não dá muito certo. Isso porque com os músculos abdominais contraídos praticamente travam os movimentos do seu tronco. No Pilates, pode-se utilizar a respiração lateral que é basicamente a maneira 2, citada acima. Pode parecer um pouco complicado no início, mas com o tempo vai ficando mais natural.

Dicas para a respiração
  • Se você ficar confuso sobre quando inspirar ou expirar durante os exercícios, não prenda a respiração, continue realizando os ciclos de respiração.
  • Force bastante durante a expiração, faça-a de maneira completa.
  • Tente sempre inspirar através do nariz.
  • Faça os movimentos de forma relaxada, nada de contrair os músculos do rosto, língua ou pescoço durante a respiração.
  • Concentre sua mente nos músculos do seu corpo, mentalize os movimentos.
  • Não faça “movimento vertical” com os ombros e movimentos com o pescoço durante a inspiração.